quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Benoist Sobre o Feminismo

O trecho a seguir pertence a uma entrevista dada por Alain de Benoist ao The Occidental Quarterly, que foi publicada por Bryan Sylvain como “Filho da Europa: Uma Entrevista com Alain de Benoist” The Occidental Quarterly, vol. 5, no. 3 (Fall 2005): 7–21. 


Especialistas em psicologia evolutiva alegam que há diferenças importantes entre os sexos, e que tais diferenças foram adquiridas durante a evolução das espécies. O que faz o apelo da Nova Direita apoiar seu “feminismo diferencialista”?

Primeiro a história. Desde o início, na Europa, as mulheres nunca foram consideradas meros objetos. A dominação masculina, por outro lado, tem sido legitimada pela teologia cristã, especialmente nos primeiros séculos, que apresentou as mulheres como seres defeituosos e um “lugar de pecado”. Desde o século XIX em diante, a sociedade burguesa tem constantemente reprimido os valores femininos. Isso é o que justifica as demandas de mulheres.

Mas há duas formas de feminismo: o feminismo igualitário e o ‘feminismo’ identitário. O primeiro acha que a melhor forma de assegurar a promoção da mulher é trabalhar para gradualmente borrar a distinção entre os papéis sociais masculinos e femininos. As mulheres devem ser capazes de fazer “tudo o que os homens fazem”, mas, nesse caso, o papel social masculino é implicitamente tomado como modelo. O segundo, por outro lado, afirma que é possível afirmar a igualdade das mulheres apenas com base na sua distinção. A nova direita suporta a segunda tendência, representada em particular por Luce Irigaray, ao invés do primeiro, representado em particular por Simone de Beauvoir ou Badinter Elisabeth.

Por sua vez, a psicologia evolutiva mostra que as diferenças entre homens e mulheres vão bem além de seus órgãos sexuais. Nos seres humanos, o próprio cérebro é sexualmente dimórfico. Assim, o sexo não se reduz a "gênero", a uma construção social (como reivindicado nos “estudos de gênero”, que são caracterizados sobretudo por sua esterilidade e monotonia extraordinária). O sexo é uma realidade biológica na qual várias construções sociais são enxertadas. O feminismo é, assim, completamente legítimo quando exige o reconhecimento do valor equivalente entre o que é distintamente feminino e distintamente masculino. Mas valores equivalentes não significa indistinção.



Traduzido por Trebaruna em 10/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário