segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aspartame: O Doce Veneno

Diariamente o número de consumidores de produtos lights e diets crescem. Isso acontece por causa da influência da mídia que 'nosso corpo não é perfeito', fazendo algumas pessoas acreditarem que devemos ser como supermodels. A verdade é que um organismo saudável não tem nada a ver com ter corpo de uma modelo. É claro que não podemos negar que o sobrepeso traz terríveis consequências, não apenas esteticamente falando, mas as pessoas que não têm uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes e carnes com gordura moderada, tendem a ter o dobro do risco de ataques de coração, doenças renais, etc.


Um dos erros mais trágicos que os médicos cometem é o de dar às crianças que sofrem com excesso de peso, produtos diets. Na América Latina, a cada ano a média de crianças que sofrem com excesso de peso somente cresce e alguns especialistas continuam a dizer que o sobrepeso é por causa de sua genética, não pela falta de alimentação adequada combinada com atividade física.

Isso é uma parte verdade, porque os americanos (norte e latino) possuem uma dieta muito gordurosa, passando assim problemas cardíacos às futuras gerações, com isso, os médicos recomendam produtos dietéticos. Todos os produtos dietéticos prometem ter a solução para os problemas de gordura nas pessoas. Você come a mesma coisa, com menos caloria e menos gordura. Claro que soa mágico, mas no final as consequências podem ser fatais. Por quê? Porque todos os produtos diets têm um componente chamado aspartame.


O Aspartame 


O adoçante conhecido pelo nome comercial de Aspartame, um dos mais vendidos e testados do mercado, é mais uma panacéia do mal: você está tentando perder peso, tomando café com aquele gosto horrível de adoçante e ainda corre risco de adquirir doenças como esclerose múltipla, lupus, também conhecido como lupus erimatoso sistêmico (LES), e fibromialgia. 

Os perigos de envenenamento pelo aspartame tem sido um segredo bem guardado desde 1980. As pesquisas e a história do aspartame são conclusivas como causa de doenças e reações tóxicas no corpo humano. O aspartame é um aditivo alimentar quimicamente perigoso e o uso durante a gestação e por crianças é um dos maiores problemas alimentares no mundo moderno. Por que você nunca ouviu falar sobre envenenamento pelo aspartame antes? Em parte, porque a indústria alimentícia quimicamente modificada vale trilhões de dólares americanos para as corporações e eles querem proteger seus lucros, mantendo 'o milagre' por trás desses perigos escondidos do público. Quando NutraSweet® (empresa responsável pela produção e distribuição de mais de 6000 produtos com a substância) foi introduzida em 1981, uma mania de dieta alimentar revolucionou a América e uma máquina de dinheiro foi colocada em movimento mudando o estilo de vida para moderno. Depois de mais de vinte anos de uso do aspartame, o número de vítimas está rapidamente se acumulando e as pessoas tentando descobrir por si mesmas que a substância é a raiz de seus problemas de saúde. Pacientes estão ensinando seus médicos sobre esse perigo nutricional e eles estão curando-se sem apoio da medicina, apenas do método tradicional e caseiro.


O que você pode fazer?

Mudar sua alimentação, prefira o açúcar natural dos alimentos ou artificiais que contém maior quantidade de produtos orgânicos/naturais, como sacarose. Diga a todos que você conhece. Converse com seus filhos, em escolas, no trabalho. Ofereça-se para falar em reuniões de pais e professores. Converse com vizinhos, amigos e familiares. Se você ver alguém com uma bebida diet, pergunte se eles tiveram algum efeito secundário típicos do consumo de aspartame. Informe seu médico sobre a investigação científica disponível provando os efeitos colaterais negativos do aspartame. Registre reclamações à Companhia NutraSweetsobre o envenenamento, devolva os produtos da sua casa ao mercado onde comprou, diga que são produtos que o deixam doente. O dono do estabelecimento pode devolvê-los ao fabricante, que deverá reembolsar o valor do produto à loja.

Dê um exemplo para a saúde e bem-estar, leia mais sobre os efeitos de adoçantes, torne-se consciente de todos os produtos químicos desnecessários escondidos em seu armário da cozinha, seja um detetive de alimentos, pelo bem da sua família. Purifique a alimentação, sinta o sabor real dos alimentos, o sabor natural. Beba mais água purificada do que qualquer outra bebida. Corte alimentos artificiais, volte para a alimentação tradicional, para o básico (que é extremamente variado).


Outros componentes

O aspartame é composto de 50% de fenilalanina, que é um aminoácido essencial encontrado nas proteínas, mas deve ser consumido em combinação e não de forma isolada. Na natureza, fenilalanina é fornecida em combinação, apenas o homem a isola para fins de processamento. É encontrada em ovos, leite, banana e carne. Uma pessoa que é sensível à fenilalanina, reagirá ao aspartame de forma negativa e ainda pior, por isso para descobrir a intolerância, basta fazer um hemograma completo. Há dados dizendo que um em cada 20 mil bebês nascem sem a capacidade de metabolizar a fenilalanina, causando o retardo mental quando o nível dessa substância está alto no sangue. 

Esse substituto do açúcar foi visto como salvador para as dieters que durante décadas tiveram que aturar o açúcar. Mas não basta trocar o açúcar pelo aspartame, emagrecer não é trocar as substâncias, ou a maneira de adoçar seus alimentos. É reeducar a sua forma de se alimentar, seu estilo de vida, sua atividade física. É um grupo de ações que devem ser inseridas na vida dessa pessoa para que possa gerar emagrecimento. 



Os perigos do envenenamento 

Os riscos desse tipo de adoçante vão muito além do aumento de peso. Os principais efeitos nos adultos são: sintomas de fibromialgia (dores musculares, fadiga), esclerose múltipla, tontura, cefaleia, problemas menstruais. Quando submetido a temperaturas acima dos 30°, o aspartame libera uma substância denominada ácido fórmico, bastante utilizado como veneno para formigas. Uma vez que, nosso corpo tem uma temperatura média de 36°, toda vez que ingerimos aspartame, ele é transformado em ácido fórmico.

Esse ácido age nociva e diretamente nos neurônios, que é um nervo e tem uma ‘capinha’ chamada mielina, como um fio elétrico que tem a capa plástica, o ácido fórmico desencapa o neurônio, destruindo essa fibra de mielina, a conseqüência é o surgimento de problemas neurológicos severos, como Alzheimer, Parkinson, entre outras já citadas.

Os grupos que defendem o uso do aspartame argumentam que se utilizados dentro das doses recomendadas, ele não será prejudicial. Porém, nunca é informado a quem consome o aspartame como calcular essa dose dita adequada. E mais, veneno em baixas doses não mata? É esse o questionamento e o alerta que quero fazer a todos os meus amigos e pacientes. 

Para quem realmente precisa excluir o açúcar de sua dieta, como no caso dos diabéticos, o mercado já oferece adoçantes a base de sucralose, que adoçam, não causam cáries, tem um paladar agradável e não oferecem os mesmos riscos que o aspartame. E aos “viciados” em refrigerante, evite os com terminação “Cola”, prefira os de guaraná, pois não são adoçados com aspartame. 


Vale lembrar que:

Produtos diets: não é destinado a quem faz dieta, nem apenas para diabéticos e sim para qualquer pessoa que precise consumir 0% de determinada substância, e o açúcar é o produto mais comum, por isso as pessoas confundem achando que é SÓ açúcar. Então sempre que ver um produto 'diet', ele terá no rótulo o nome da substância que NÃO contém, específico para o consumidor.

Produtos lights: esse sim é destinado a quem quer perder peso, pois são produtos COM REDUÇÃO de até 25% ou de açúcar ou de gordura.

Se você não possui nenhuma restrição alimentar, EVITE consumir produtos diets, pois eles contém igual ou maior quantidade de gordura, como um chocolate diet por exemplo, para substituir a substância sem modificar tanto o sabor, zeram o açúcar, mas acrescentam gordura.



Importante também: o texto foi traduzido e reescrito apenas para informar e para conhecimento tanto das escritoras como leitores. Nunca deixe de consultar um profissional especializado na área médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário