sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Beleza Retratada por Bouguereau



William Adolphe Bouguereau foi um pintor acadêmico francês do século XIX e é sem dúvida um dos maiores gênios da história artística. Suas pinturas são conhecidas pela beleza, técnica e também pela precisão e suavidade dos detalhes, gestos e expressões faciais das figuras de suas pinturas. Retratava temas mitológicos e cristãos assim como ternas mães, jovens, crianças e camponesas.

Era muito apreciado pelos pintores acadêmicos de sua época, pois caracterizava em suas obras a beleza, a tradição e o bom gosto. Porém, também foi criticado pelos vanguardistas, tanto é que no século passado, sua reputação e conquistas sofreram ataques caluniosos e ele teve seu nome retirado de textos importantes da história da Arte. E quando seu nome era incluído, era apenas para degradar e depreciar seu trabalho, tudo isso por ser um dos poucos artistas que retratavam mulheres em sua forma mais natural e pura, e também porque muitas das suas obras retratavam valores pagãos, geralmente subentendidos no contexto da pintura.

Sua arte é totalmente oposta à arte moderna e pós-moderna, seja nos temas, na técnica empregada ou na beleza das formas. Enquanto ele fazia traços delicados com muita facilidade para expressar sentimentos e pensamentos, hoje qualquer quadrado vazio sem sentido, é arte. O destino de suas obras era o esperado, sendo ridicularizadas e banidas dos museus.

Atualmente, suas obras estão ganhando importância novamente. Foram restauradas e estão sendo recolocadas em alguns museus espalhados pelo mundo e vêm sendo apreciadas por um público considerável, embora menor do que o público modernista. Várias reproduções dos seus quadros estão sendo feitas e vendidas, o que comprova sua importância como um dos maiores pintores da Europa, senão do mundo.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário